• Dom Filipe - Abade do Mosteiro do Rio de Janeiro

    HOMILIA PARA A SOLENIDADE DA SANTA MÃE DE DEUS MARIA


    Baixe a Homilia em PDF

    HOMILIA PARA A SOLENIDADE DA SANTA MÃE DE DEUS MARIA


    (Nm 6,22-27; Gl 4,4-7; Lc 2,16-21)

    Maria guardava todos esses fatos e meditava-os em seu coração! Ano novo, vida nova!

    Introdução
    §  Caros irmãos, prezados fiéis. Celebramos neste primeiro dia do novo ano a Solenidade da Santa Mãe de Deus Maria, solenidade que tem duas finalidades bem definidas: 1ª) celebrar o papel que Maria teve no mistério da salvação – ela a mãe do Salvador; 2ª) ser ainda uma ocasião para renovar a adoração ao Príncipe da Paz recém-nascido, no primeiro dia do novo ano, também o Dia Mundial da Paz.

    1.   A Liturgia da Palavra

    1.1. O Evangelho
    §  O texto que ouvimos é a seqüência do relato do nascimento. Mostra ainda a visita dos pastores ao recém-nascido, a circuncisão do Menino e o nome que lhe foi dado. Ouvimos: Quando se completaram os oito dias para a circuncisão do menino, deram-lhe o nome de Jesus, como fora chamado pelo anjo antes de ser concebido.
    1.2. A Circuncisão / O Nome
    §  Que era a circuncisão? Era o rito através do qual se começava a fazer parte do povo eleito, entrava-se na aliança de Deus, como mostra o livro do Gênesis: Eis a minha aliança, que será observada entre mim e vós, isto é, todos os vossos filhos homens sejam circuncidados. Quando completarem 8 dias eles serão circuncidados de geração em geração (Gn 17,2-17).
    §  A circuncisão de Jesus atualiza esta página bíblica tanto tempo depois! Por ocasião da mesma, recebia-se um nome que expressasse  a missão que o novo membro assumiria na Aliança. O Menino recebeu o nome de Jesus. E Jesus, como indica o seu nome, será o autor da salvação. Foi assim que o anjo orientou a São José: Ela dará à luz um filho e tu o chamarás com o nome de Jesus, pois Ele salvará o seu povo dos seus pecados (Mt 1,21).
    §  Vê-se, assim, que o recém nascido entrou na Aliança de Deus com uma missão bem definida: trazer aos homens salvação e vida plena (Jo 10,10). Depois de passar pelo mundo só fazendo o bem e revelando os segredos do Pai, Ele redimiu a humanidade ao derramar seu sangue do alto da cruz. Jesus, deste modo, cumpriu a missão que o seu nome indicara!
    §  Os chefes do povo, sem o saber, confirmaram a missão redentora de Jesus quando zombaram dele crucificado: a outros salvou, que salve a si mesmo, se é o Cristo de Deus (Lc 23,35). Ora, como o Cristo de Deus, Ele não precisava de salvação. Ao contrário; Ele, por desígnio do Pai, foi instrumento de salvação! E assim o fez já crucificado quando respondeu ao bom ladrão suplicante: Hoje, estarás comigo no paraíso (Lc 23,43) – que profundo mistério do amor de Jesus pelos homens: agoniza oferecendo o paraíso!

    2.   Maria – Mãe de Deus?
    §  O evangelho não faz referência direta ao tema da Solenidade que celebramos, ou seja, Maria como Mãe de Deus! É na segunda leitura, tirada da Carta aos Gálatas (4,4-7), que se fala de Maria como Mãe de Jesus, embora sem nomeá-la diretamente: Quando se completou o tempo previsto, Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher.
    §  Esta mulher, sem dúvida, é Maria Santíssima! Mãe de Jesus ou Mãe de Deus? Verdade é que a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, Jesus Cristo, encarnou-se e se fez Homem no seio da Virgem Maria. Toda mãe é mãe de uma pessoa. E a pessoa que nasce de Maria é a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, que dela assumiu a carne humana.
    §  Maria, porém, não é a mãe apenas da carne humana, mas de toda a realidade do seu Filho. Jesus foi um homem diferente: uma só Pessoa e duas naturezas: a Humana e a Divina (Concílio de Éfeso, em 451). Ele, portanto, concebido pelo Espírito Santo como homem e que se tornou verdadeiramente Filho de Maria segundo a carne, não é outro senão o Filho Eterno do Eterno Pai, a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, consubstancial ao Pai (= da mesma substância/natureza), Deus feito homem. Por isso, Maria, Mãe de Deus!

    3.   Reflexão
    §  Caros irmãos e fiéis! Hoje é o dia mundial da paz, é também o 1º dia do novo ano. É hora de começar tudo outra vez! Precisamos de paciência para vivermos o mistério do tempo que chega com o novo ano, precisamos de bons propósitos para o reinício da mesma rotina.
    §  Recentes pesquisas sobre o ritmo do caminhar das pessoas, mostraram que nas grandes cidades elas estão tão apressadas que praticamente andam correndo: ansiosas, fisionomias fechadas, inquietas, sem tempo para desfrutar de suas conquistas e de tudo que adquirem!
    §  O Papa Paulo VI disse, já faz 40 anos, que o nosso tempo – tempo de homens modernos, encantados pela vida exterior, vida sedutora e fascinante, mas que promete falsa felicidade – o nosso tempo está ameaçado pelo barulho, pela multidão e pela exterioridade...

    4.   Mensagem
    §  ...Nesta perspectiva, é bom acolher no novo ano o dom da paz, dom tão necessário ao nosso tempo, tempo de correria, barulho e multidão. Jesus anunciou a paz. Com ela se despediu dos seus discípulos, e ressuscitado apareceu-lhes comunicando-a: Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz; não se perturbe o vosso coração, a paz esteja convosco (Jo 14,27; 20,19).
    §  Esta paz ficou na Eucaristia. Acolhamos e partilhemos a paz que a Eucaristia diariamente nos oferece. É sempre a última comunicação de cada Santa Missa: enviar-nos aos trabalhos de cada dia em paz e na companhia do Senhor. No novo ano, você que está aqui, acolha com mais consciência o dom paz e a companhia de Jesus: leve-os nas idas e vindas do dia.
    §  Recordando hoje Maria como Mãe de Deus e Rainha da Paz, lembremo-nos de que ela é também nossa mãe: mãe zelosa, providente, constante intercessora! Foi-nos dada como mãe pelo próprio Jesus (Jo 19,26-27), e nas igrejas, mosteiros, casas religiosas e santuários espalhados pelo mundo, continua Maria acolhendo e intercedendo pelos filhos que a ela se confiam, levando suas alegrias, também deixando com ela sonhos, necessidades, aflições.
    §  Continue Maria olhando por nós: nosso mosteiro e seus monges, os que aqui trabalham, estudam, freqüentam, visitam, você que está aqui hoje! Discreta, Maria, bem no alto do nosso belo altar, interceda por todos nós neste novo ano.
    §  Ano novo, vida nova! Conhecemos os propósitos: voltar a caminhar, iniciar uma dieta, organizar o tempo e as finanças, fazer um curso, aprender a dirigir, aderir ao mundo virtual, etc. – tudo bom e necessário! Sugerimos mais um item na sua lista: ter tempo para Deus!
    §  Reze um pouco mais! A nossa vida e o nosso mundo têm muita necessidade de oração! O nosso mundo seria melhor se rezássemos mais! Das 24 horas de cada dia do novo ano, dediquemos um tempo para Deus: Ele se sentirá um Pai procurado por seus filhos, e nós caminharemos com a certeza de que nunca estaremos sozinhos nem longe do Seu olhar. Se há um instante no qual cada pessoa é maior do que ela mesma é quando fica de joelhos! E nunca é demais repetir: cada pessoa vive como reza!
    §  Procure no novo ano apenas o essencial, aquilo de que realmente você e sua vida têm necessidade. É uma arte necessária ao nosso caminhar: viver com simplicidade, desejando apenas o essencial! Tenha seriedade nas suas ocupações! Faça sempre o bem que sua vocação pede, segure na mão de Deus e siga confiante. Na vida, não importa velocidade, mas, direção! De que adianta correr sem saber para onde ir!
    §  Diz uma canção: ando devagar, porque já tive pressa, e levo esse sorriso, porque já chorei demais (Tocando em frente: Almir Sater). Sim, também sorria quando a dor te torturar, e a saudade atormentar os teus dias tristonhos, vazios; sorria quando nada mais restar (Charles Chaplin), e não se desvie de sua missão, pois quando a gente se desvia, a vida fica sem perspectivas, sem alegria, sem promessas, sem possibilidades de novas conquistas.

    Conclusão
    §  Concluo com um filósofo pagão falando a um amigo sobre o valor do tempo (que estranho, não, rsrs, um pagão encerrar uma homilia?!):  O tempo, este bem fugidio, é a única coisa de que a natureza nos fez proprietários! Lucílio, segura cada hora; serás assim menos dependente do amanhã, pois terás te apoderado do dia presente. Caro Lucílio, tudo se acha fora do nosso alcance, somente o tempo nos pertence (Sêneca, carta a Lucílio).
    §  Segure cada hora do novo ano; você será menos dependente das incertezas de cada amanhã!
    §  E fiquemos com a bênção da 1ª leitura: O Senhor nos abençoe e nos guarde; faça brilhar sobre nós a sua face e se compadeça de nós; volte para nós o seu rosto e nos dê a paz!
    §  Que o Príncipe, recém-nascido, e a Rainha da Paz, Maria, Mãe de Deus, intercedam para que tenhamos todos realmente um Feliz Ano Novo!

    Baixe a Homilia em PDF

    0 comentários:

    Postar um comentário

     

    Site Lugar de Encontro

    Site Lugar de Encontro