• Dom Filipe - Abade do Mosteiro do Rio de Janeiro

    HOMILIA PARA A SOLENIDADE DA EPIFANIA DO SENHOR



    HOMILIA PARA A SOLENIDADE DA EPIFANIA DO SENHOR


    (Is 60,1-6; Ef 3,2-3a.5-6; Mt 2,1-12)

    Quando entraram na casa viram o Menino com Maria, sua mãe. Ajoelharam-se diante dele, e o adoraram; abriram-lhe seus cofres e lhe ofereceram incenso, ouro e mirra.

    Introdução
    §  Caros irmãos, prezados fiéis. Em meio às alegrias de mais um Natal do Menino Luz, celebramos hoje a Solenidade da Sua Epifania: Jesus, ainda recém nascido, é revelado/manifestado como Salvador a todos os povos, raças e nações.

    1.   A Liturgia da Palavra
    §  As leituras que acabamos de ouvir, ilustram esta revelação/manifestação de Jesus, colocando-nos diante de pessoas (o Menino recém nascido, Maria, os Reis Magos); colocando-nos diante de figuras (a luz, a estrela, o incenso, o ouro, a mirra).
    1.1. A Primeira leitura (Is)
    §  Apresenta Jerusalém como cidade-luz que se opõe às trevas, isto porque a partir do nascimento de Cristo, Ele mesmo nela vive e brilha. Ele, Jesus recém nascido, não apenas vive como luz, mas é uma presença que reúne e congrega a todos. Ouvimos: os povos caminham à tua luz e todos se reuniram e vieram a ti.
    §  Esta profecia antecipava o desejo de Deus em manifestar a todos os povos o seu Cristo Salvador. Interessante é que este desejo de Deus já apareceu quando Ele chamou Abraão. Ouçamos esta esclarecedora passagem de Gn 12,1: O Senhor disse a Abraão: sai da tua terra para a terra que te mostrarei. Eu farei de ti um grande povo, eu te abençoarei; por ti serão benditos todos os clãs da terra.
    §  Esta bênção, prometida aos descendentes de Abraão e que alcançaria todos os povos, chegou-nos na pessoa do Menino Luz: Jesus é a grande bênção de Deus para o mundo! 
    §  Deus é fiel, cumpre suas promessas, como cumpriu esta 18 séculos depois! Diz a sabedoria popular: quando Deus demora é porque está a caminho – Deus tarda, mas não falta!
    1.2. O Evangelho (Mt)
    §  Mostra a profecia cumprida, as promessas feitas a Abraão realizadas. São Paulo confirma na 2ª leitura: Os pagãos são admitidos à mesma herança, são membros do mesmo corpo, são associados à mesma promessa em Cristo Jesus. Quem são esses pagãos? Eles aparecem nas figuras dos Magos do Oriente, reis-astrólogos, que atraídos pela luz do Rei recém nascido e guiados por uma estrela – único sinal capaz de convencê-los – vão à Sua procura.
    §  Em vez de Belém, chegaram a Jerusalém. Mas, a estrela levou-os até Belém ao encontro com a Luz de todas as nações, Jesus Cristo, ainda recém nascido: Quando entraram na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Ajoelharam-se diante dele, e o adoraram.
    §  Eles enganaram a Herodes. Ofereceram presentes que revelavam os mistérios de Cristo: dando-lhe ouro, proclamam-no Rei; oferecendo-lhe incenso, adoram-no como Deus; trazendo-lhe mirra, reconhecem-no ‘mortal’ – Ele que se fez como um de nós para resgatar nossa natureza mortal, transfigurá-la, torná-la apta à vida sem fim!

    2.    Reflexão / Mensagem
    §  Prezados irmãos e fiéis, o Senhor que manifestou-se aos reis magos e a todos os povos, revelou-se também a cada um de nós. Renovemos hoje esta Sua presença em nós, e fiquemos com duas mensagens para nossa vida de fé, para o novo ano!

    2.1. Sejamos sal da terra e luz do mundo
    §  Assim como os magos, também nós recebemos uma luz que nos guia até hoje. Recém nascidos ou crianças, nossos pais e padrinhos colocaram em nossa mão no dia do nosso batizado uma vela acesa (simbolizando o Cristo-Luz), enquanto o sacerdote dizia: foste iluminada por Cristo para te tornares luz do mundo; com a ajuda de teus pais e padrinhos, caminha como filho da luz (Ritual do Batismo). Este gesto é único, de grande delicadeza e de profunda importância para a vida da alma!
    §  Meus irmãos, essa luz não pode se apagar jamais, esta chama deve guiar-nos sempre! É por isso que o Evangelho nos pede: sede sal da terra e luz do mundo (Mt 5,13). Que valor tem o sal que se torne insosso e venha perder a força de temperar, que utilidade há numa luz que se queimou? Logo os jogamos fora!
    §  Você que está aqui hoje, já que é portador desta Luz, floresça onde Deus o plantou! O nosso tempo tem necessidade de pessoas luminosas, que temperam os ambientes em que vivem,  transmitem fé, simplicidade, comprometimento com a vocação recebida e com o que fazem.
    §  Seja neste novo ano uma pessoa melhor, luminosa. São Paulo diz que somos filhos da luz (Ef 5,8; 1Ts 5,5). Abrace com serenidade alegrias e inquietações, confiando no auxílio desta Luz recebida já no dia do seu batizado. Esta Luz é capaz de cobrir sombras de medo, insegurança, tristeza, depressão, traumas, solidão, abandono – os males do nosso tempo!  Deixe-se envolver mais por esta Luz – sua vida ganhará brilho e direção segura!

    2.2. Sigamos a Estrela / Entremos em casa / Encontremos Jesus
    §  Quando os magos entraram na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Que delicado encontro! Como Jesus e Maria deixam-se encontrar quando alguém os procura verdadeiramente! Foi assim também com os pastores. Eles foram os primeiros a conhecer o rosto humano de Deus na face do Menino Bom Pastor. Em ambos os encontros não se diz uma palavra. Só silêncio, contemplação, mistério. Chegaram silenciosos, encontraram o Menino, descobriram vida plena no pequeno espaço da manjedoura.

    §  Como seria bom neste novo ano, se ao chegarmos em casa das labutas de cada dia, em vez da televisão, ficássemos diante do Menino e de sua Mãe. Infelizmente os lares estão perdendo a sacralidade! Não se reza mais o terço em família; não encontramos mais o Crucifixo na parede, nem os quadros da Santa Ceia e do Sagrado Coração de Jesus: é fora de moda! Estas imagens foram especiais na minha infância: vi muitas vezes minha mãe rezando diante delas! Estas imagens que salvam, renovam esperança e colocam-nos na dimensão do mistério, estão sendo substituídas pelas imagens da televisão.

    §  Começará novamente nos próximos dias um programa cuja audiência média é de cerca de 30/50 milhões de telespectadores. Muita gente para espiar tão pouco: jovens confinados e expostos a tudo e a todos num ócio improdutivo e sem sentido. Não há limites para nada! Tudo é permitido: qualquer palavra, qualquer resposta, qualquer gesto ou ação, numa permissividade de fazer enrubescer ou rir aos animais!
    §  Não julgamos os participantes, mas observamos de como o nosso tempo sabe aproveitar-se bem da beleza, do entusiasmo e da criatividade próprias da juventude, para produzir valores tão contrários à fé, à moral e à família. Eis o nosso tempo: tempo de heróis sem combate, disciplina e renúncias, cujo objetivo é vencer pela esperteza a fim de virar uma celebridade!

    §  Voltemos aos Magos: estes, sim, heróis da procura! Foram em busca da Verdade, encontraram Vida e Caminho (Jo 14,6) no Pequenino luminoso. Entremos com eles em casa e fiquemos diante do Menino e sua mãe. Maria é nossa Estrela, Stella Maris (Estrela do Mar). No mar da vida, teremos nossa mãe Maria sempre pronta a nos conduzir, consolar e socorrer, sempre pronta a ajudar-nos a viver com oração, paciência e esperança.

    Conclusão
    §  Concluo com uma sugestão. Vigie para não ficar no novo ano fechado no ‘castelo exterior’: fechado fora de casa, incapaz de entrar, prisioneiro da exterioridade, da multidão e dos aglomerados tão presentes no nosso tempo!
    §  Neste novo ano possa você rezar mais, lamentar menos suas desventuras, e não se desviar de seu caminho e de sua missão (Georg Neumark). Confie mais em Deus, entregue sua vida em Suas mãos. Segure nas mãos de Deus e siga sem temor! Não tenha medo!
    §  E viva mais da fé, fique mais tempo diante de Jesus! Quando realmente alguém vive em Sua presença, Ele providencia tudo o que falta!
    Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!  

    0 comentários:

    Postar um comentário

     

    Site Lugar de Encontro

    Site Lugar de Encontro