• Dom Filipe - Abade do Mosteiro do Rio de Janeiro

    HOMILIA PARA A SOL. DA IMACULADA CONCEIÇÃO DE MARIA SSMA




    (Gn 3,9.15.20; Ef 1,3-6.11-12; Lc 1,26-38)

    Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!

    Introdução
      Caros irmãos, prezados fiéis. Na atmosfera de mais um Advento do Senhor – tempo de espera e de desejo – celebramos hoje a Solenidade da Imaculada Conceição de Maria Santíssima: dia de alegria e graças para a Igreja e todos nós!
      Alegramo-nos também com nosso D. Gregório Pereira Lima OSB, que hoje, sob o olhar da Imaculada Conceição de Maria, celebra o Jubileu de Prata de sua Profissão Religiosa – seus 25 anos de consagração.
      Igualmente faremos nossa ação de graças por vários irmãos da Comunidade que renovam sua alegria pela Profissão Religiosa feita neste dia – são 14 ao todo!

    1.   A Imaculada Conceição de Maria / O Dogma
      As origens da celebração da Imaculada Conceição de Maria remontam ao século XI, precisamente na Inglaterra e na Normandia. Compreendendo que a Conceição de Maria foi um fato miraculoso, visto que sua mãe Ana teria sido estéril, a Igreja foi ao longo do tempo tomando consciência sempre mais de que Maria, cumulada de graça por Deus (Lc 1,28), como ouvimos no evangelho recém proclamado, foi de fato redimida desde sua concepção.
      Inicialmente considerada uma verdade de fé pelo Concílio de Basiléia (1439), só em 1854 foi que o Papa Pio IX proclamou o Dogma da Imaculada Conceição. Maria foi preservada imune de qualquer mancha de pecado, pois enriquecida por Deus com dons que nenhuma outra criatura recebeu, porque escolhida antes mesmo de sua conceição para ser a Mãe de Jesus Cristo, Salvador da humanidade e Redentor dos homens.

    2.   A Liturgia da Palavra
      O que nos disse a Liturgia da Palavra que acabamos de ouvir?
    2.1. A Primeira Leitura
      Mostra o drama do pecado original. Este, afastou os primeiros pais (Adão e Eva) da companhia de Deus, pecado do qual Maria foi justamente preservada – onde estás?
      Contudo, a liturgia de hoje utiliza tal passagem, não para realçar as conseqüências do pecado (o afastamento de Deus), mas a promessa de salvação nela incluída: Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar
      Como se vê, a descendência de uma mulher vencerá a da serpente. Quem seria esta mulher? Maria, a Mãe do Messias! Foi assim, mulher, que Jesus a chamou: Que queres de mim mulher? (Jo 2,4); Mulher, eis aí o teu filho (Jo 19,26).
      Maria, deste modo, foi reconhecida pela Tradição como a nova Eva, mãe de todos os viventes. O nó da desobediência de Eva foi desfeito pela obediência de Maria; o que a virgem Eva ligou pela incredulidade, a virgem Maria desligou pela fé. Comparando Maria com Eva, chamam-na de mãe dos viventes; e com freqüência afirmam: veio a morte por Eva e a vida por Maria (Sto. Irineu, cf. Catecismo, 494).
    2.2. O Evangelho
      Mostra justamente Maria, por sua obediência, cooperando com Deus na obra da salvação. E para tal, necessitava do auxílio do Senhor, da Sua graça: Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo. Sem a graça de Deus, pouco se faz, ou o muito que se faz, pode não ter vitalidade. É por graça de Deus que o bem é possível!
      Cheia de graça, Maria progrediu no caminhar da fé, do silêncio, da obediência, da esperança, sobretudo, da disponibilidade: Eis aqui a serva do Senhor, faça-se mim segundo a tua palavra – resposta dada a um chamado exigente e em condições tão difíceis. Que belo exemplo de Maria: silenciosa, paciente, disponível a servir e a cooperar, a viver unicamente da fé e do abandono em Deus!

    3.   Jubileu de D. Gregório
      Caros irmãos e fiéis, prezado D.Gregório. Que graça Deus concede-lhe de chegar aos 25 anos de Profissão Religiosa, 25 anos do seu sim ao chamado de Deus.
      Certamente não foi fácil chegar até hoje! Quanta coisa, quantos desafios, quantas surpresas, circunstâncias ora favoráveis, ora nem sempre! Mas, assim como a Maria, não faltou a graça do bom Deus para o senhor renovar este sim até hoje, e até o fim!
      Por isso, alegre-se no Senhor, Ele foi fiel e continuará sendo, Ele continuará fazendo maravilhas, pois Santo é o seu nome! Nossa Comunidade agradece seu testemunho de fidelidade, agradece também pelos vários trabalhos – ultimamente Subprior, Hospedeiro, Capelão do Colégio, Auxiliar na Administração. Que Deus o conserve disponível e o retribua pela dedicação à Comunidade.

    4.   A Mensagem
      Em Jesus Cristo, São Paulo nos recordou na 2ª leitura, Deus nos escolheu antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele no amor.
      Hoje, como já falamos, vários irmãos fazem aniversários de profissão, inclusive eu.
      Hoje com Maria, é bom todos nós monges e fiéis pensarmos na nossa concepção – especial mistério de Deus que nos colocou no mundo, cada um com uma missão.
      Hoje é um bom dia para cada um lembrar as promessas feitas a Deus no dia da Profissão, é um bom dia para agradecermos o dom da vida: assim como Maria fomos também nós concebidos em vista de uma missão.
      Não paremos, continuemos imitando a atitude de Maria. Ela acreditou e por isso respondeu ao anjo: Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra. Como Maria, cada um se apresente a Deus para servi-lo e fazer a sua vontade, e assim nunca faltará a graça necessária para cumprirmos nossa missão.
      Deus é extremamente paciente, sempre espera por nós! Sejamos-lhes gratos, e não abusemos da Sua paciência, voltemos nosso olhar constantemente para Ele!
     Vivamos com entusiasmo, empenho e compromisso, cultivemos/cuidemos da nossa vocação, alimentemos nossa fé. Nunca nos esqueçamos: a fé vive da oração! A gente vive como reza, e morrerá um dia como viveu!

    Conclusão

      Concluiremos nossa celebração cantando a Ladainha Lauretana em procissão pelo centro da igreja até ao altar da Imaculada. Invocando os diversos títulos de Maria, deixemos em suas mãos nossas alegrias e necessidades, confiemos-lhe os últimos dias deste ano e todos os dias do novo ano que se avizinha.
      Olhemos para o futuro: e que o bom Deus continue nos assistindo, e Maria intercedendo por nossa caminhada nas estradas da vida.
      Olhemos para o futuro com confiança. Que a Virgem Maria continue intercedendo!

    Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!  

    0 comentários:

    Postar um comentário

     

    Site Lugar de Encontro

    Site Lugar de Encontro