• Dom Filipe - Abade do Mosteiro do Rio de Janeiro

    HOMILIA PARA O DOMINGO DA PÁSCOA



    HOMILIA PARA O DOMINGO DA PÁSCOA

    NA RESSURREIÇÃO DO SENHOR


    (At 10,34a.37-43; Cl 3,1-4; Jo 20,1-9)

    O Senhor ressuscitou verdadeiramente, aleluia!

    Daí graças ao Senhor, porque Ele é bom, eterna é a sua misericórdia!

    Se ressuscitastes com Cristo buscai as coisas do alto, onde está Cristo sentado à direita de Deus: aspirai às coisas celestes, não às coisas terrestres.

    Introdução

    §  Caros irmãos, prezados fiéis. Com a Solene Vigília na noite santa de ontem, noite mais clara que o dia, celebrávamos a Ressurreição do Senhor.
    §  Jesus de Nazaré que passou pelo mundo fazendo o bem, despertando vida por onde passou, traído por Judas, abandonado pelos discípulos, ridicularizado pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, zombado pelos transeuntes, e que muito sofrera antes de morrer e ser crucificado, Ele ressuscitou, agora está no meio de nós como Luz!
    §  Sim, a pedra que os construtores rejeitaram, tornou-se a Pedra Angular (Sl 117,2). Jesus, Pedra Angular da nossa Igreja, fundamento da nossa fé, vivo entre nós como caminho seguro, verdade infalível, vida sem fim (Imitação de Cristo).
    §  Este é o dia que o Senhor fez para nós, alegremo-nos e nele exultemos. Sim, Jesus  ressuscitou verdadeiramente, aleluia. Ressuscitou para viver no centro da história, no centro da Igreja, na vida de todos os povos e nações. A terra está novamente ligada ao céu, o paraíso perdido é devolvido ao homem (Santo Astério de Amaséia).
    §  Pelo Senhor Deus é que foi feito tudo isso, que maravilha Ele fez aos nossos olhos: demos graças ao Senhor, porque Ele é bom, eterna é a sua misericórdia (Sl 117).

    1.   O Círio Pascal / O Tempo Pascal
    §  Ele está no meio de nós como luz, representada por esta grande vela, o Círio Pascal: foi acesa com o fogo abençoado na escuridão da noite de ontem na Vigília – simboliza Jesus ressuscitado! É marcado com a cruz para transfigurá-lo a Cristo; nele estão letras Alfa e Ômega,1ª e última letras do alfabeto grego, mostrando que Cristo é o princípio e fim de todas as coisas; marcado também com as cinco chagas gloriosas, lembrando-nos Sua morte redentora. Por fim, o ano em curso (2012). Sim, ao Senhor pertencem o ano e o tempo que estamos vivendo, tempo agora plenificado com a ressurreição do Senhor.
    §  Já é Páscoa, já iniciamos o Tempo Pascal. Tempo da liturgia, cuja celebração se prolongará por 50 dias, até o bem aventurado Pentecostes. Até Pentecostes, como se todo esse Tempo fosse um único grande domingo (Santo Atanásio), a liturgia revive diversos aspectos do único e grande mistério: Cristo ressuscitado, nossa salvação!
    §  Verdadeira primavera espiritual, este Tempo sagrado é, por excelência, o Tempo da alegria cristã: alegria expressa no cântico do aleluia (= louvai o Senhor), aleluia que a partir de hoje será repetido com tanta freqüência nas diversas celebrações.

    2.   A Liturgia da Palavra
    §  As leituras que acabamos de ouvir ilustram a realidade da ressurreição do Senhor!
    2.1. A Primeira Leitura (At)
    §  Apresenta o apóstolo Pedro anunciando diante dos pagãos a grande notícia da ressurreição. Pedro aproveita a ocasião para fazer uma catequese sobre a figura do homem Jesus de Nazaré, agora ressuscitado: Vós sabeis o que aconteceu em toda a Judéia, a começar pela Galiléa: como Jesus de Nazaré foi ungido por Deus com o Espírito Santo e com poder. Ele andou por toda a parte fazendo o bem e curando a todos porque Deus estava com Ele. E nós somos testemunhas. Eles o mataram, pregando-o numa cruz, mas Deus o ressuscitou no terceiro dia. Pedro já se apresenta como testemunha e anunciador do evangelho como pedira o próprio Jesus: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda a criatura (Mc 16,15).
    2.2. O Evangelho
    §  Curiosamente o texto do evangelho realça a incredulidade inicial dos discípulos naquele dia da Páscoa, e faz indiretamente o anúncio da ressurreição.
    §  Maria Madalena foi ao túmulo, ainda de madrugada, e viu que a pedra que o fechava tinha sido retirada. Por isso, saiu correndo para avisar a Pedro e a João. Só depois que entraram no túmulo e viram as faixas de linho e o pano que tinha estado sobre a cabeça de Jesus é que acreditaram: Eles ainda não tinham compreendido a Escritura, segundo a qual Ele devia ressuscitar dos mortos.

    3.   Reflexão / Mensagem
    §  Caros irmãos e fiéis, eis o mistério, eis a vida nova para todos nós! A ressurreição de Jesus é fato inédito na história das religiões – não há registro da ressurreição de nenhum fundador de outra religião! É nota exclusiva do Cristianismo, fato que levou São Paulo a dizer: Se Cristo não ressuscitou, vazia é a nossa fé (1Cor 15,14). E ainda na segunda leitura, acrescentou: Se ressuscitastes com Cristo, esforçai-vos por alcançar as coisas do alto; aspirai as coisas celestes, pois a vossa vida está escondida em Deus.
    §  Meus irmãos, é sempre bom atualizar em nossa vida o mistério celebrado. Fiquemos com duas mensagens, a partir do Apóstolo e de um costume das mulheres hebreias.
    3.1. Primeira Mensagem: busquemos as coisas do alto
    §  Sim, S. Paulo exortou-nos a procurar as coisas do alto, pois no alto Jesus vive glorioso, cheio de beleza e esplendor, sentado à direita do Pai intercedendo por nós e pelo mundo.
    §  O nosso tempo tem olhado para baixo. Recente pesquisa apontou que as pessoas, inclusive crianças e jovens, vivem de cabeça baixa teclando o celular ou (iphone, ipad, smartphone, tablet): 40% da população mundial não larga o celular nem para dormir – de fato, é difícil viver no tempo atual sem a facilidade que tais recursos proporcionam.
    §  Contudo, saibamos nós, cristãos, olhar para o alto, buscar a Jesus: caminho seguro, verdade infalível, vida sem fim. Cada Santa Missa nos convida: corações ao alto! Buscar as coisas do alto, é viver em Cristo como nova criatura, viver sob o seu olhar, cientes de que se não nos comunicarmos com Ele, as outras comunicações da nossa vida perderão sentido e direção. Maria Madalena procurou por Ele morto, encontrou-o vivo! Quando verdadeiramente procuramos por Jesus, Ele se deixa encontrar!
    3.2. Segunda Mensagem: limpeza pascal da vida
    §  Na véspera da Páscoa, a mulher hebreia revistava a casa para fazer desaparecer até o menor fragmento de pão fermentado, para celebrar a festa apenas com o pão ázimo. A partir daí as aldeias cristãs tinham o hábito de fazer a grande limpeza pascal, eliminando tudo de velho entre as coisas da casa, de modo que na Páscoa tudo fosse novo e inteiro.
    §  Faz-se necessário percorrer os recantos da nossa casa interior para eliminar ao que pertence ao passado: culpa, mágoa, tristeza... Sempre haverá a necessidade de uma limpeza pascal da vida e do coração! Somos convidados a fazê-la se quisermos entrar de verdade na luz da Páscoa. É dentro de nós que se celebra a verdadeira Páscoa: sem esta, a Páscoa anual e as demais, ficam incompletas, sem sentido.

    Conclusão
    §  Concluamos com Santo Agostinho, que a propósito, fala da Páscoa do coração: Voltai ao coração! Para onde queres ir distantes de vós mesmos? Por que vos colocais em estradas desertas?Deixai este caminho que vos conduz fora do rumo, voltai ao Senhor!Ele está pronto! Voltai ao coração, separa-te do corpo. Volta ao coração: aí examina aquilo que talvez percebas de Deus, porque no teu coração se encontra a imagem de Deus (In Ioh. Ev. 18,10).
    §  Buscando as coisas do alto e deixando o nosso coração verdadeiramente em Deus, tenhamos uma Feliz Páscoa e ressuscitemos com Cristo para uma vida realmente nova!
    Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo 

    0 comentários:

    Postar um comentário

     

    Site Lugar de Encontro

    Site Lugar de Encontro