• Dom Filipe - Abade do Mosteiro do Rio de Janeiro

    HOMILIA PARA A NATIVIDADE DE SÃO JOÃO BATISTA



    HOMILIA PARA A NATIVIDADE DE SÃO JOÃO BATISTA


    Is 49,1-6; At 13,22-26; Lc 1,57-66.80
    Dentre os nascidos de mulher não há um maior do que João
    Introdução
    §  Caros irmãos, prezados fiéis. A liturgia do XII DTC cede lugar, hoje, 24 de junho, a Solenidade da Natividade de São João Batista, o precursor imediato do Senhor.
    §  Sabemos que a Igreja faz a memória dos Santos no dia de sua morte – morte para esta vida, nascimento para o céu. Contudo, depois de Jesus Cristo, cuja natividade e morte são celebradas no Natal e na Páscoa, a Igreja celebra o nascimento de apenas duas figuras da História da Salvação: a Virgem Maria e São João Batista.

    §  Por que apenas a ambos foi dado tal privilégio?
    §  Quanto a Maria, cuja Natividade, celebramos no dia 08 de setembro e sua morte/Assunção aos Céus no dia 15 de agosto, foi predestinada por Deus desde a eternidade para ser a Mãe de seu Filho: ela, uma filha de Israel, uma jovem de Nazaré da Galiléia, uma virgem desposada com um homem chamado José (Lc 1,26-27). É, pois, mais do que justo celebrar também o nascimento daquela que foi escolhida para ser a Mãe do Filho de Deus – sim, Maria nasceu para simplesmente ser a Mãe de Jesus.
    §  Quanto a São João Batista, santificado já no seio de sua mãe pela presença do Senhor, foi confiado uma missão especial – último dos Profetas, não apenas anunciou a vinda do Messias Salvador, como foi o único que mostrou o Cordeiro Redentor no meio dos homens. Por isso mesmo, recebeu de Jesus o mais belo dos elogios: dentre os nascidos de mulher não há um maior do que João (Lc 7,28).
    §  É o filho de Zacarias e Isabel (ver Lc 1,5-23.57-80). Tendo abandonado a casa paterna e o Templo desde a adolescência, havia se retirado para o deserto de Judá onde, na austeridade de vida e na oração, se preparava para a grande missão.
    §  É o Precursor imediato do Senhor, enviado para preparar-lhe o caminho (Mt 3,3). Profeta do Altíssimo (Lc 1,76), ele supera todos os profetas, deles é o último, inaugura o Evangelho (At 1,22). Saúda a vinda de Cristo desde o seio de sua mãe (Lc 1,41), designando-o como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Jo 3,29).

    §  É, pois, mais do que justo celebrar também o nascimento daquele que foi escolhido para preparar o caminho do Filho de Deus. Assim, celebramos o nascimento e a morte daquela que foi predestinada a ser a Mãe do Filho de Deus (Maria), e daquele que foi escolhido para preparar-lhe o caminho (João Batista).

    1.   A Liturgia da Palavra
    §  A LP, através das leituras que acabamos de ouvir, o nascimento, a vocação e a missão de São João Batista.
    1.1. A Primeira Leitura - Is
    §  Caracteriza a sua vocação: chamado a ser Profeta desde o seio materno, contará com o auxílio divino para manifestar a grandeza de Deus ao povo de Israel.
    §  A vocação lembra a de Jeremias, quer pela predestinação a profeta desde o seio materno, quer pela certeza do auxílio divino: O Senhor chamou-me antes de eu nascer, desde o ventre de minha mãe Ele tinha na mente o meu nome; Ele me preparou desde o nascimento para ser seu servo (Jr 1,4-10).
    §  E, de fato, quando Maria, após a Anunciação do anjo, visita sua prima Isabel (grávida de João Batista), esta exclamou: donde me vem que a mãe do meu Senhor me visite? Pois quando a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança estremeceu de alegria em meu ventre (Lc 1,43-45).
    §  Sim, João Batista estremeceu de alegria ainda no ventre de sua mãe, porque já ali reconheceu o Messias, também no ventre de sua mãe, a Virgem Maria.
    1.2. O Evangelho - Lc
    §  Apresenta o seu nascimento e sua circuncisão, e conclui caracterizando o início de sua vida e da sua missão: E, de fato, a mão do Senhor estava com ele... O menino crescia e se fortalecia em espírito, e habitava nos desertos, até o dia em que se manifestou a Israel (Lc 1,66c; 80b).
    1.3. A Segunda Leitura - At
    §  Caracterizada a sua missão: Antes que Ele chegasse, João pregou um batismo de conversão para todo o povo de Israel. Estando para terminar sua missão, João declarou: Eu não sou aquele que pensais que eu seja! Mas vede: depois de mim vem aquele, do qual nem mereço desamarrar as sandálias.

    2.   Reflexão
    §  Caros irmãos e fieis, que excepcional testemunho de JC nos deixou SJB. Vestindo com uma túnica de pele de camelo, de cabelo e barba grandes, pés descalços e uma tira de couro na cintura, convidou a todos à conversão: preparai o caminho do Senhor, tornai planos as suas veredas; todo vale será aterrado, toda montanha ou colina será abaixada; as vias sinuosas se transformarão em retas, e os caminhos acidentados serão nivelados. E toda a carne verá a salvação de Deus (Lc 3,4-6).

    §  João ainda batizava no rio Jordão os que desejavam converter-se a uma vida melhor e preparar-se para a chegada do Messias (cfr. Mc1,4; Mt 3,13-15). Por isso que um dia, quando o próprio Jesus se apresentou para também ser batizado, ele protestou: Eu que devo ser batizado por ti e tu vens a mim?João intuiu que Jesus não tinha, necessidade de ser batizado, pois, como sua morte e ressurreição redentoras, batizaria o mundo com o Espírito Santo – ele o santificador dos homens.

     

    3.   A Mensagem

    §  Caros irmãos e fieis, com a celebração de hoje, somos convidados por SJB a deixarmos Jesus crescer em nós. Foi este o seu brado diante do Messias: é preciso que Ele cresça e eu diminua (Jo 3,30). Sim, uma das necessidades de uma alma é crescer na amizade com Deus para deixar Seu Filho fazer nela morada, e assim crescer numa amizade reverente, confiante e de profundo abandono.
    §  O nosso tempo tem cada vez mais necessidade de homens tocados por Deus e por Seu Filho Jesus Cristo. É só através de pessoas tocadas por Deus – disse o Papa Bento XVI – que Deus pode hoje voltar aos homens da atual civilização: civilização que cada vez mais se afasta de Deus, mesmo Dele tendo tanta necessidade!
    §  Cresçamos no conhecimento daquele que JB reconheceu desde o ventre materno, e deixemos que Jesus conduza nossa jornada, seja tudo nela. Ele é caminho seguro, verdade infalível, vida sem fim. E sem caminho na se anda; sem vida não se vive; sem verdade, não se conhece. E se não soubermos em quem acreditar, poderemos nos perder nas estradas da vida.

    Conclusão

    §  Deixemos que a Luz testemunhada por São João Batista conduza nossa vida. É confortante ouvir essas promessas de Jesus – Luz do Mundo: Vinde a mim todos os que estais cansados sob o peso do vosso fardo e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vossas (Mt 11,28-29).
    §  Que São João Batista interceda por nós. Interceda de forma especial por nossa fé, para que saibamos, como ele soube e testemunhou, acolher Jesus Cristo em nossos corações, o Cordeiro de Deus que veio nos redimir!

    0 comentários:

    Postar um comentário

     

    Site Lugar de Encontro

    Site Lugar de Encontro