• Dom Filipe - Abade do Mosteiro do Rio de Janeiro

    HOMILIA PARA A QUARTA-FEIRA DE CINZAS



    HOMILIA PARA A QUARTA-FEIRA DE CINZAS


    (Jl 2,12-18; 2 Cor 5,20 – 6,12; Mt 6,1-6.16-18).

    Convertei-vos e crede no Evangelho

    Introdução

    §  Prezados irmãos, caros fiéis. A Igreja inicia hoje, Quarta-Feira de Cinzas, o Tempo da Santa Quaresma – 40 dias que vão de hoje até ao sábado santo.
    §  Após esta homilia, receberemos as cinzas, em sinal de penitência, com o convite convertei-vos e crede no evangelho – a imposição das cinzas quer nos lembrar duas necessidades: 1) que reconheçamo-nos pecadores, e assim necessitados da graça em vista da nossa conversão; 2) que nos disponhamos a lutar, pelo menos durante a Quaresma, contra tudo o que nos afasta de Deus, apoiados em Sua misericórdia, como lembra o salmista: Piedade, ó Senhor, piedade, pois pecamos contra vós.

    1.   A Quaresma
    §  Algumas notas na liturgia sinalizam o início de um tempo novo na vida da Igreja, tempo novo na vida de todos nós: o paramento de cor roxa (cor de penitência), a ausência do ‘Glória’, a mensagem das leituras e certa sobriedade nas celebrações, serão sinais presentes e percebidos por nós a partir da celebração de hoje.
    §  Desde o século IV que a Igreja instituiu este tempo de graça e de conversão. Era, inicialmente, o período durante o qual os catecúmenos (adultos que estavam abraçando a fé cristã), se preparavam para receber o batismo na noite da Páscoa.
    §  Depois, 40 dias de preparação a fim de celebrarmos a Paixão, Morte e Ressurreição do Messias Salvador. A ressurreição de Jesus (sua Páscoa redentora), é evento central na história do Cristianismo, acontecimento único na História das Religiões: Jesus, que parecia ter morrido, ressuscita para ficar no meiode nós, entre nós!
    §  O mistério da ressurreição de Jesus, atualizado a cada ano pela Igreja, a fim de renovar a vida nova que Ele veio trazer-nos, precisa de um tempo especial de preparação, justamente a Santa Quaresma hoje iniciada!

    2.   A Liturgia da Palavra


    §  E, para que ela seja frutuosa, algo se faz necessário: procurarmos neste tempo uma vida de comunhão mais íntima com Deus praticando a oração, o jejum e a esmola.
    §  É justamente esta a mensagem da Liturgia da Palavra que acabamos de ouvir.
    2.1. A Primeira Leitura
    §  Tirada do livro de Joel, mostra o profeta falando em nome do Senhor, e exortando o povo à conversão: Voltai para mim com todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos; rasgai o coração, e não as vestes, e voltai para o Senhor vosso Deus; tocai a trombeta, prescrevei o jejum sagrado, convocai a assembléia. Conforme o Profeta é através do jejum e da contrição interior, simbolizados pelas lágrimas, que o homem pode mudar de vida e voltar de todo o coração para o Senhor Deus.
    2.2. O Evangelho
    §  Esta mensagem do Profeta prolonga-se nas palavras de Jesus. Ouvimos no evangelho Ele exortando seus discípulos a praticar o bem (a esmola, a oração e o jejum), não para serem vistos pelos homens, como faziam os fariseus e os Mestres da Lei nas esquinas das praças, mas somente pelo Pai que vê o que está dentro do homem.
    §  Deste modo, Jesus mesmo nos orienta para a vivência de uma frutuosa Quaresma, visando nossa conversão a uma vida de maior união com Deus. Precisamos, pois, melhorar nossa vida interior – e na Santa Quaresma um bom exercício é a prática das obras de misericórdia, sobretudo, a oração, o jejum e o bem aos necessitados.
    3.   Reflexão / Mensagem
    §  Caros irmãos e fiéis, sabemos não soar bem ao homem do nosso tempo palavras como disciplina, sacrifício, penitência – mesmo entre nós filhos da Igreja, cuja Catequese hoje pouco fala da importância de algumas renúncias, pouco fala das obras de misericórdia: ações caritativas pelas quais socorremos o próximo nas suas necessidades. São espirituais: instruir, aconselhar, consolar, confortar, perdoar, suportar com paciência. São corporais: dar de comer a quem tem fome, dar moradia aos desabrigados, vestir os maltrapilhos, visitar os doentes e prisioneiros, sepultar os mortos (cf. CIC 2447).
    §  Hoje, tudo é para fora! A vida cristã só tem sentido se for sobrenatural. É do coração de uma pessoa que reza que uma ação recebe vitalidade e comunicação. Caso contrário, faremos coisas para sermos vistos pelos homens! Uma vida interior para se renovar precisa da graça de Deus, graça que também nos chega pelo cultivo de alguma renúncia, renúncia movida e sustentada pela oração.
    §  A História Bíblica mostra-nos a necessidade da penitência em vista da conversão e da salvação. Deus mesmo sempre suscitou tempo e ocasiões para ambas: Noé proclamou a penitência, e todos que o escutavam foram salvos... (Gn 8,20); Jonas anunciou a ruína aos ninivitas, mas eles, fazendo penitência de seus pecados, reconciliaram-se com Deus e alcançaram a salvação (Jn 3,4-10); Foi também o apelo à conversão uma das preocupações dos Profetas. Disse Ezequiel: Pela minha vida, diz o Senhor, não quero a morte do pecador, mas que mude de conduta (Ez 33,11). Isaías bradou em alta voz: Deixa de praticar o mal... e volta para mim de todo o coração... (Is 1,18 s). Jesus, ao inaugurar sua vida pública, fez o convite: “Convertei-vos e crede no Evangelho” (Mc 1,15).
    §  É, pois, nesse contexto que devemos abraçar a recomendação de Jesus no evangelho. Penitência não pede rigidez nem grandes sacrifícios: é abertura do coração à graça em vista de uma vida de maior união com Deus.
    §  O espaço que fica dentro de nós quando renunciamos a algo deve ser preenchido por Deus mesmo, deve aumentar nossa disponibilidade à escuta de Sua palavra, para assim sermos nutrido mais de Deus, e não do bem-estar dos valores materiais.

    4.   A Campanha da Fraternidade
    §  A CF deste ano, cujo tema é Fraternidade e Saúde Pública, e o lema, Que a saúde se difunda sobre a terra (cf. Eclo 38,8), é um oportuno convite a termos nesta Quaresma um olhar cuidadoso para os enfermos – não apenas pelos doentes do corpo, mas também os que têm necessidades espirituais e morais.
    §  Vale lembrar o convite ao cuidado e ao olhar que nos fez o Papa Bento XVI na sua mensagem para a Quaresma deste ano. Convidou cada pessoa primeiramente a fixar o olhar em Jesus, estar atenta aos outros, não se mostrar indiferente ao destino dos irmãos, dar-se conta da realidade ao nosso redor – um bom programa quaresmal!

     

    Conclusão

    §  Concluamos com São João Crisóstomo – trecho de uma bela homilia, onde apresenta as cinco vias da penitência: 1ª, é a reprovação dos próprios pecados; 2ª), o perdão das ofensas que nos fez o próximo; 3ª) a oração; 4ª), a esmola; 5ª), a humildade (Homilia de diabolo tentatore 2,6: PG 49,263-264).
    §  Criemos mais encontros com o Senhor nos próximos dias: rezemos mais, silenciemos mais e deixemo-nos reconciliar com Deus; é agora, a Santa Quaresma, o tempo favorável (2ª leitura), tempo de graça, de conversão, de vida nova em Deus!

    0 comentários:

    Postar um comentário

     

    Site Lugar de Encontro

    Site Lugar de Encontro